Adenina
História:
Em livros antigos, a adenina é algumas vezes chamada de Vitamina B4. No entanto, ela não é mais considerada uma vitamina verdadeira. Alguns cientistas acreditam que, na origem da vida na terra, a primeira adenina foi formada pela polimerização de cinco moléculas. Porém há alguns que questionam esse questionamento.
A adenina é uma das quatro bases nucléicas usados na formação dos nucleotídeos dos ácidos nucléicos DNA (ADN) e RNA. No código genético é representada pela letra A. A adenina se emparelha com a timina através de duas ligações de hidrogênio. No RNA a adenina se emparelha com a uracila (U).
A adenina forma a adenosina (um nucleósido) quando ligado à ribose, desoxiadenosina quando ligada a desoxirribose, e forma a adenosina trifosfato (ATP), quando três grupos fosfato são adicionados à adenosina. A adenosina trifosfato é usada no metabolismo celular como um dos métodos básicos de transferir energia química entre reações.
Sinônimos: adenina, adenina sintética, ADE, adeninimina, 6-aminopurina, 6-amino-1H-purina, 6-amino-3H-purina, vitamina B4.
Propriedades físicas:
Estabilidade:
Estável. Higroscópico. Incompatível com agentes oxidantes fortes.
Toxicologia:
Tóxico. Pode causar defeitos reprodutivos ou do desenvolvimento (gravidez).
Curiosidades:
O DNA é composto de uma pentose, radicais fosfatos e bases nitrogenadas.
As bases do DNA são:
- Adenina:
- Guanina;
- Citosina;
- Timina;